Novo treinador do América-MG, Marquinhos Santos tem perfil similar ao de Mancini

Demitido no Juventude nessa segunda-feira, técnico assume o Coelho para manter time na Série A; estudo de adversários jogo a jogo é uma das características do treinador

O América-MG tem um novo técnico. Marquinhos Santos foi o nome escolhido pela diretoria americana para dar continuidade ao trabalho de Vagner Mancini e cumprir com a meta de manter o clube na Série A do Campeonato Brasileiro. O técnico estava no Juventude e foi demitido na manhã dessa segunda-feira e no final da tarde, já havia assinado assinado contrato com o Coelho.

A passagem de Marquinhos Santos pelo Juventude foi cercada de altos e baixos. Pela segunda vez no comando do clube, Santos guiou a equipe até as semifinais e ao título de Campeão do Interior Gaúcho. Também levou o clube à segunda fase da Copa do Brasil e é responsável pela campanha atual da Série A do Campeonato Brasileiro.

Durante a trajetória de Marquinhos no Brasileirão, o Juventude, que tem o objetivo de se manter na elite do futebol, fechou o primeiro turno com 23 pontos, ficando em 13º lugar – considerada uma pontuação boa para os times que têm essa meta. Entretanto, o returno do campeonato foi crucial para que o técnico fosse demitido. O Juventude faz a pior campanha do returno, está há cinco jogos sem vencer e, na última derrota contra o Grêmio, a falta dos três pontos fez o time entrar no Z-4.

Dispensado, o técnico tinha uma estratégia parecida com a de Vagner Mancini quando era comandante do América. Marquinhos, assim como Mancini, estudava cada adversário do Juventude antes de montar as orientações para a partida e adequava o elenco ao tipo de confronto que iria disputar. Essa estratégia foi importante para bons resultados que a equipe obteve no primeiro turno, contra o Flamengo, por exemplo, em que o time ganhou de 1×0 do Rubro-Negro.

Juventude e América têm objetivos similares no Campeonato Brasileiro – se manter na Série A. Por isso, a escolha do nome de Marquinhos Santos para ser o novo técnico do Coelho tem sentido na continuidade dos trabalhos, já que o alviverde precisa voltar aos bons resultados para cumprir com a meta inicial e, quem sabe, alçar voos na zona de classificação de torneios internacionais.

Marquinhos, que assume o América até o fim do Campeonato Mineiro de 2022, já tem uma missão no próximo sábado. O técnico comanda o Coelho na próxima partida contra o Santos, na Vila Belmiro. Com a vitória do São Paulo no clássico contra o Corinthians, o América perdeu uma posição e agora ocupa o 13º lugar. Para não se aproximar ainda mais da temida zona de rebaixamento, o Coelho precisa dos três pontos contra o Peixe.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.