FMF não indica Mineirão pra concorrer a finais da Conmebol

Processo chegou em abril e, em maio, a Conmebol divulgou finalistas; federação avaliou contrapartidas e decidiu não indicar o estádio de BH para receber decisões da Libertadores e Sul-Americana

O Mineirão ficou fora da lista de estádios candidatos a receber as finais das Copas Libertadores e Sul-Americana pelos próximos três anos (2021, 2022 e 2023). A relação de concorrentes foi divulgada pela Conmebol no dia 14 de maio. Em entrevista à rádio Super 91,7 FM, na última quarta-feira (1}), o presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro, explicou que a entidade não levou o pleito adiante por causa da pandemia do novo coronavírus.

“Nessa última oportunidade, o convite chegou durante a pandemia. A federação não estava funcionando. Receber finais como essas dependem de algumas contrapartidas por parte da federação. Essa possibilidade chegou em abril, num momento muito complicado, o futuro era muito incerto. Hoje, muito do que se temia, se concretizou, como queda de receita, consequências negativas para federações e clubes. Na nossa avaliação, naquele momento, não era interessante para Minas Gerais trazer e se candidatar para esses eventos”, explicou Adriano Aro.

No ano passado, o Mineirão tinha concorrido com o Maracanã e outras arenas para receber a decisão da Libertadores deste ano, mas acabou perdendo a disputa para o estádio carioca. Por causa do recente histórico de jogos internacionais em BH, a ausência do Mineirão nas disputas causou estranheza.

Diretor comercial da Minas Arena, concessionária que administra o estádio, Samuel Lloyd lamentou o fato de o Mineirão ficar de fora dessa concorrência. “Acho uma pena, Belo Horizonte tem todos os atributos para receber grandes campeonatos internacionais, o nosso histórico mostra isso. A experiência dos torcedores internacionais no Mineirão mostra que temos total capacidade pra receber qualquer competição. Fico na expectativa de, no futuro, junto com o poder público e as federações, participar”, destacou.

De 2013 para cá, o Mineirão recebeu jogos da Copa das Confederações, Copa do Mundo, Eliminatórias da Copa, Copa América e também compromissos de Cruzeiro e Atlético nas competições sul-americanas.

A lista de estádios postulantes às decisões inclui nove arenas brasileiras: Arena Fonte Nova, Arena Pernambuco, Arena da Baixada, Arena do Castelão, Arena Corinthians, Beira Rio, Mané Garrincha, Maracanã e Morumbi. Os outros concorrentes podem ser acessados aqui.

SuperFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.