Governo mantém previsão de volta do Campeonato Mineiro

Nenhum protocolo seria adequado para a volta do futebol “neste momento”, mas secretário de saúde Carlos Eduardo Amaral explicou que retorno a partir de 26 de julho é possível

Após comunicado divulgado nesta segunda-feira (29) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) que nenhum protocolo seria adequado para a volta do futebol em Minas neste momento, o secretário Carlos Eduardo Amaral esclareceu que o governo segue trabalhando com a possibilidade do retorno dos jogos a partir do dia 26 de julho, data inicialmente avaliada em conjunto com a Federação Mineira de Futebol (FMF).

“Neste momento em que nós estamos, vendo uma aceleração de casos na epidemia, em que nós aguardamos o resultado das ações de retorno da Onda Verde na maior parte do Estado, entendemos que não seja adequado progredirmos em nenhum evento neste sentido. Mas os protocolos serão avaliados. O que conversamos, que seria a possibilidade de retornar depois do dia 26 de julho, nós ainda entendemos que possa ser possível”, ressaltou o secretário Carlos Eduardo, na entrevista coletiva diária da pasta nesta segunda, que atualiza os dados da pandemia do novo coronavírus no Estado.

Amaral enfatizou que o protocolo apresentado pela FMF para a retomada do Campeonato Mineiro atende os princípios de segurança sanitária. “Gostaria de enfatizar que eu mesmo cheguei a ler os protocolos propostos pela Federação Mineira de Futebol. Achei que esses protocolos são bons, muito e sérios e que demonstram muito cuidado e muita atenção com a epidemia. De uma forma geral, a equipe técnica vai avaliar os protocolos, pode sugerir uma ou outra adequação, mas de uma forma geral são bons protocolos sim.”, destacou.

O aval para o retorno do futebol em Minas depende de autorização do Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (Coes-MG), criado para acompanhar a evolução da doença no Estado. Sem o OK do Estado, a FMF ainda não deliberou oficialmente uma data para a finalização do Estadual para que os clubes, especialmente do interior, possam remontar suas equipes e voltar aos treinos.

A CBF também estipulou o fim de semana dos dias 8 e 9 de agosto para o inícios das Série A e B do Brasileiro, mas a confirmação depende de autorização dos governos de cada Estado e cidades.

SuperFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.