MP de Bolsonaro dá direito de transmissão de jogos aos clubes mandantes

Medida foi publicada no Diário Oficial da União nessa quinta (18)

Uma medida provisória publicada no Diário Oficial da União nessa quinta (18), assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, autoriza que equipes tenham o direito de transmissão sobre jogos em que atuem como mandantes. A MP altera trechos da Lei Pelé (Lei 9.615/1998) e do Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei 10.671/2003).

Em seu art. 42, a MP traz que “pertence à entidade de prática desportiva mandante o direito de arena sobre o espetáculo desportivo, consistente na prerrogativa exclusiva de negociar, autorizar ou proibir a captação, a fixação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagens, por qualquer meio ou processo, do espetáculo desportivo”.

O texto determina ainda que “serão distribuídos, em partes iguais, aos atletas profissionais participantes do espetáculo 5% da receita proveniente da exploração de direitos desportivos audiovisuais, como pagamento de natureza civil, exceto se houver disposição em contrário constante de convenção coletiva de trabalho”.

Outro ponto destacado é que, “na hipótese de eventos desportivos sem definição do mando de jogo, a captação, a fixação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagens, por qualquer meio ou processo, dependerá da anuência de ambas as entidades de prática desportiva participantes”.

No Brasil, nenhum campeonato foi retomado oficialmente ainda. Isso, porém, vai acontecer na noite dessa quinta, com o jogo entre Flamengo e Bangu para retomar o Campeonato Carioca.

Reprodução

Reprodução

SuperFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.