Coronavírus: América, Atlético e Cruzeiro decidem dar férias de 20 dias aos jogadores

Medida foi tomada por clubes da Séries A e B em reunião nessa quinta-feira, 26

Reunião da Comissão Nacional de Clubes (CNC) feita por vídeoconferência, na tarde desta quinta-feira, decidiu que clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, dentre eles América, Atlético e Cruzeiro, darão férias coletivas de 20 dias aos seus jogadores e comissão técnica a partir de 1º de abril.

O prazo poderá ser ampliado por mais 10 dias dependendo das decisões sobre o calendário do futebol brasileiro, totalmente paralisado em função da pandemia de coronavírus. Novo encontro da CNC está marcado para 15 de abril.

Em nota oficial, a Comissão Nacional dos Clubes detalhou a contraproposta aos representantes dos jogadores sobre a questão trabalhista no período de paralisação do futebol. Entre as deliberações estão concessão de férias coletivas de 20 dias para os atletas, entre 1º de abril e 20 de abril, e a garantia do período de 10 dias restantes no fim deste ano ou no começo de 2021, dependendo do calendário.

Além disso, os clubes pretendem negociar individualmente com seus atletas e demais funcionários do departamento de futebol no que diz respeito a outras medidas que possam ser adotadas no período de paralisação. A nota é encerrada com a posição das agremiações de promover reuniões nos próximos 20 dias para implementação de medidas emergenciais, em caso de necessidade. E ainda aguardar posição dos governos federal e estaduais sobre o estado de calamidade pública, para avaliar possíveis reduções em remunerações que possam ser estabelecidas.

Nessa quarta-feira, a Federação Mineira de Futebol (FMF) já havia anunciado que o Estadual seguirá paralisado até, pelo menos, o dia 30 de abril. Vale lembrar que as competições nacionais, inicialmente, estavam marcadas para começar no primeiro fim de semana do mês de maio, o que dificilmente acontecerá.

Em nota divulgada antes da reunião, clubes da Série B prometeram “não medir esforços” para pagamento em dia dos salários dos jogadores referentes ao mês de março. Vale lembrar que o Campeonato Mineiro está paralisado desde o último dia 15. Em função da COVID-19, América, Atlético e Cruzeiro também fecharam seus CTs e liberaram os atletas dias depois.

Superesportes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.